Nem sempre um vendedor está sozinho para prospectar, identificar e efetivar negócios com clientes. Diversas ferramentas podem ser usadas para tornar esses processos mais eficazes.
O marketing digital é uma delas. Cada vez mais, a análise e a definição de estratégias podem auxiliar em cada etapa do processo de relacionamento com os clientes, das fases mais iniciais até a sua manutenção.
No último dia 2, a Resultados Digitais organizou o RD on the Road em Curitiba – evento itinerante que vai passar por outras sete cidades –, cujo objetivo é se tornar um ponto de encontro entre empresas e profissionais que procuram evoluir nas práticas tanto de marketing digital quanto de vendas.
Com quatro palestras e diversos momentos para a troca de experiências, o evento tratou de alguns temas para tornar as duas áreas mais próximas, auxiliando na obtenção de resultados concretos. Entre os assuntos abordados, destaque para os canais de distribuição de marketing, como extrair resultados dessa operação, a importância do conteúdo e dicas para tornar o trabalho mais efetivo.
Nossa equipe esteve lá e agora conta para você as lições que tiramos do evento.
Conversão de clientes
Um dos maiores desafios dos vendedores é estar sempre em busca de novos prospects – leads, termo usado em marketing digital para potenciais interessados em seu produto ou serviço. Contudo, nem sempre a melhor forma de aumentar resultados está em novos clientes, mas, sim, em aumentar a taxa de conversão de possíveis clientes em novos negócios.
“Quando se atrai mais visitantes para um site, há a possibilidade de converter mais leads, que podem se transformar em clientes. Isso é possível com a análise dos resultados e a otimização desse funil. Ou seja, trabalhar melhor o próprio público pode resultar em mais receitas”, afirma Guilherme Lopes, um dos diretores da Resultados Digitais.
Para atingir os índices esperados, ele sugere alguns passos: automação de marketing digital, entendimento da jornada de compra do cliente, incremento das práticas de vendas e a análise dos resultados em um processo de inteligência.
Como chegar até os clientes através do marketing digital?
Você pode até aumentar a conversão de leads, mas é preciso ficar de olho no início do funil. E a grande questão é: como atingir mais pessoas? “O conteúdo ajuda a converter pessoas em clientes”, diz Vitor Peçanha, fundador da Rock Content. Para isso, é preciso ter uma estratégia muito clara de produção de conteúdo, tanto para futuros clientes, passando pela fidelização e a melhora do relacionamento com os clientes atuais.
“É preciso ter em mente que o marketing não termina na compra. O conteúdo ajuda a convencer os clientes a continuar neste relacionamento. Isso é possível com recorrência, autenticidade e qualidade”, ressalta Peçanha.
Outro dos aspectos fundamentais é não só produzir um bom conteúdo, mas compreender em quais canais divulgá-lo, gerando mais tráfego, dando mais visibilidade à marca e convertendo vendas. “É preciso ganhar autonomia para comunicar, o que gera maior alcance em diversos nichos, aumentando a possibilidade de resultados em conversão”, diz Olimpio Araujo Junior, especialista em marketing digital. “Pense em um mix de mídias, pois quanto mais se faz presente, maior a oportunidade de construir a marca”, destaca.
O que é Marketing de Conteúdo?
Em agosto de 2014 publicamos na revista uma matéria em que falamos sobre como atrair potenciais compradores pela internet e sem um vendedor. Como complemento à reportagem criamos um e-book que explica o que é Marketing de Conteúdo. Você pode fazer o download aqui gratuitamente.
Serviço
Acesse o site do evento para acompanhar as próximas datas e cidades.
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