sexta-feira, 29 de maio de 2020

Vendas consultivas: investir no relacionamento hoje vai garantir os resultados de amanhã

Hoje só tenho dois recados/convites, ambos rápidos, mas muito importantes:

  • ExpoVendaMais em São Paulo, em outubro.
  • Maior pesquisa sobre prospecção de clientes já feita no Brasil.

Vamos por partes, então:

1) ExpoVendaMais (ExpoVM)

O aniversário da VendaMais é em abril, mas sempre fizemos a ExpoVM em outubro, porque dia 1º é dia do vendedor e consideramos outubro mês do vendedor também (por coincidência, eu faço aniversário em abril e o Marcelo, no dia 1º de outubro! Que tal o alinhamento dos astros?).

Este ano, para comemorar os 25 anos da VM, faremos uma edição especial da ExpoVM, o maior evento do Brasil focado em Gestão e Estratégia de Vendas.

Quem participou de nossos últimos eventos presenciais sabe que criei um formato diferenciado. Trabalhamos com mesas e fazemos uma sequência de workshops, para que os participantes possam anotar mais, pensar mais, conversar e trocar ideias, ter insights novos, planejar próximos passos para colocar em prática.

O mundo não precisa de mais uma apostila anotada cheia de boas ideias guardada numa gaveta e nem de pessoas motivadas saindo superempolgadas para repetir o que basicamente já estão fazendo sem resultados, como se a mera repetição energizada fosse sempre a melhor solução dos problemas que a maior parte das empresas tem na área comercial (dica do Raul: não é).

Para a ExpoVM tomei algumas decisões que vão nortear os trabalhos nesses dois dias:

  • Serão dois dias com mais cara de workshops rápidos, aprofundando temas específicos, do que palestras explanativas. Acredito mais na troca e no diálogo do que no monólogo.
  • Foco em palestrantes e consultores ligados à VendaMais (por questões metodológicas, de alinhamento de valores e pelos resultados comprovados e medidos). Quero mais conteúdo nacional nesta Expo.
  • Foco em conteúdo prático, com grandes lições estratégicas. Não contrário, que é o que geralmente acontece.
  • Marcelo e eu falaremos muito sobre tendências, mudanças, o que está acontecendo, por que está acontecendo e como se adaptar e aproveitar corretamente as oportunidades.

O grande tema que acho que une tudo que estou preparando e visualizando para a ExpoVM é “tsunami”. É o que está acontecendo e que pouca gente ainda entendeu ou viu.

Não é exagero… cada vez mais temos clientes e empresas vendendo mais, com menos vendedores. É uma mudança forte de paradigma e de mindset.

Valores da sociedade estão mudando (lentamente, como sempre… mas mudando). Legislação está mudando. Tecnologia está mudando. Clientes estão mudando. Concorrentes estão mudando (quem aí tem menos concorrentes diretos e indiretos que tinha cinco ou dez anos atrás?). Rentabilidade está mudando. Modelos de negócio estão mudando. Ferramentas e aplicativos estão mudando (vender por WhatsApp ou Instagram… levanta a mão quem achava que isso aconteceria cinco anos atrás?).

Não interessa o ramo – o impacto é em TODOS, pois é uma questão maior, cultural, de sociedade. E não só no Brasil – o movimento está acontecendo em todos os lugares e por isso vemos o mundo hoje como essa concha de retalhos confusa.

Tudo isso afeta a área comercial, pois afeta estratégia, posicionamento, clientes, fluxos de dinheiro, nossas equipes.

Falar sobre isso, contar como algumas empresas do nosso portfólio de clientes estão lidando com essas mudanças, trocar experiências e aprofundar a conversa… esse é o foco da ExpoVM deste ano.

ExpoVM é para todo gestor/diretor/sócio que entende que palestra motivacional para a equipe pode ser ótimo em convenção, mas que vai precisar de bem mais do que isso para ter sucesso em 2020. E para continuar existindo em 2025 ou 2030.

Se você está junto comigo, Caetano e a equipe da VM neste time, acesse www.expovendamais.com.br, saiba mais sobre a ExpoVM e garanta a sua vaga.

De maneira resumida:

  • Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo (SP)
  • Data: 15 e 16 de outubro/2019
  • Horários: entre 9h e 17h30

1º lote de inscrições, com o valor mais baixo – de R$ 1.995,00 –, termina dia 15 de abril. Caso queira garantir sua vaga (são apenas 400 lugares, e nossos eventos sempre esgotam), entre em contato (raul@vendamais.com.br) que eu lhe repasso para a pessoa responsável.

Se quiser comprar uma mesa e levar sua equipe para passarem dois dias juntos, alinhando estratégia, posicionamento e planejamento… a ExpoVM é uma oportunidade incrível de fazer isso de maneira focada e produtiva.

2) Pesquisa sobre Prospecção

Sempre que fazemos uma pesquisa com os assinantes sobre temas de preferência para desenvolvermos, surge o assunto “Prospecção de Clientes”.

Vejo isso com certa preocupação e falo com frequência sobre isso no meu curso V6 – Prospecção deveria ser sua 5ª (QUINTA!) prioridade. Lealdade de clientes, por exemplo, é tão ou mais importante… e continua sendo de longe a nota mais baixa em todas as pesquisas in company e trabalhos que faço com alunos e mentorados.

Basta ver se tem uma pessoa responsável por lealdade de clientes na sua empresa, se tem indicadores específicos para medir, se tem objetivos para isso, se tem reuniões específicas para isso. Qualquer projeto/área importante numa empresa tem esses itens acima. Lealdade só se fala… ninguém faz.

Aí o que acontece? Foco e pressão na Prospecção!

Mas… como é uma demanda constante dos nossos leitores e assinantes, decidimos então criar um super material sobre Prospecção de Novos Clientes.

Vamos ter vídeos, checklist, passo a passo, ferramentas e mídias, indicadores… tudo focado em Prospecção de Novos Clientes. Um verdadeiro manual de guerra para colocar imediatamente em prática e já poder começar a ter um fluxo constante de novos clientes, de maneira planejada e lucrativa.

Isso inclusive fará parte de um novo modelo de trabalho da VendaMais, sobre o qual falarei outro dia. Por enquanto, queria convidar você a participar da maior pesquisa já realizada no Brasil sobre Prospecção de Novos Clientes.

Só de participar você já vai ter várias ideias de coisas novas para fazer – o jeito que eu monto as pesquisas é para fazer a pessoa refletir também. Acaba descobrindo e pensando em várias coisas novas que ainda não está fazendo ou testando.

Quem participar da pesquisa receberá relatórios pessoais meus, que vão só para quem participou da pesquisa (como forma de agradecimento e relacionamento meu com as pessoas mais interessadas e comprometidas).

Para participar da pesquisa, é só clicar aqui: https://forms.gle/JLHzBsyXUjNyjdX69

A partir da semana começarei a mandar material mais focado em Prospecção e algumas prévias da pesquisa, mas se realmente quiser acompanhar tudo que estiver acontecendo participe da pesquisa, que só quem participar vai ter acesso a vários dos materiais preliminares.

Então estes eram os recados de hoje:

  • Se você é líder de uma equipe comercial, bloqueie a agenda e já faça sua inscrição para a ExpoVM, que acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro, em São Paulo (www.expovendamais.com.br).
  • Se você tem uma demanda constante de fluxo de novos clientes e precisa prospectar com frequência, participe da nossa pesquisa e já comece a entender o MANUAL que vamos montar nessa área (https://forms.gle/JLHzBsyXUjNyjdX69)

Abraço, obrigado e boas vendas,

Raul Candeloro
Diretor VendaMais

PS: Caso conheça alguém que possa se interessar e beneficiar de algum desses dois projetos, agradeceria se você encaminhasse para ele/ela. Obrigado

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