Há poucas semanas um amigo me relatou sua experiência de atendimento
na compra de um par de óculos. Após todo o procedimento de consulta
médica, prescrição de receita e etc. ele foi até uma ótica para adquirir
seus novos óculos. Foi atendido por uma vendedora atenciosa que fez
questão de lhe mostrar todos os benefícios que seus novos óculos
poderiam ter, como: Lentes anti-reflexo e muitas outras características
que eu não saberia descrever. No momento do preço veio o susto, o valor
estava acima de sua expectativa. Bem mais do que isso, estava além do
que poderia pagar. Um tanto frustrado deixou a loja sem fechar a compra
dando uma falsa objeção. Disse para a vendedora que iria pensar.
Passados alguns dias voltou à mesma loja, porém num horário diferente, e
foi atendido por outra vendedora. Apresentou a ela o orçamento anterior
e disse que queria fazer outro orçamento. A segunda vendedora vendo que
o orçamento estava bem completo perguntou se ele queria uma opção com
valor mais acessível. Prontamente ele disse que sim. Ela simplesmente
manteve a armação e retirou um ou dois benefícios que haviam sido
adicionados nas lentes. O orçamento enfim chegou ao valor que meu amigo
poderia pagar. Fechou a compra e voltou pra casa feliz.

Esta
é uma estória muito comum no dia-a-dia de empresas, vendedores e
consumidores. Quem nunca passou por uma situação como esta que atire a
primeira pedra. Mas analisando a postura das duas vendedoras pergunto:
Qual das duas agiu de forma correta? Qual das duas agiu de forma
incorreta? Vamos á análise.
As duas vendedoras agiram de forma
correta. A primeira fez o atendimento, levantou as necessidades do
cliente, fez sua proposta contemplando a venda adicional. A segunda
vendedora também agiu corretamente. Atendeu o cliente, ouviu suas
objeções e contornou de forma a fechar a venda. Mas qual das duas agiu
de forma incorreta? Com a análise acima fica nítido que a primeira
vendedora errou por não ter ouvido e contornado a objeção do cliente,
recuando no valor final da proposta.
A venda adicional é
importantíssima para todas as partes envolvidas, seja: empresa, vendedor
e cliente. Precisamos ter cuidado para não deixar um trabalho bem feito
ficar sem resultado. Como diz o ditado: “Peça alto para fechar baixo.”
Esteja atento às objeções de seu cliente para não perder a venda, afinal
“É melhor um pássaro na mão do que dois voando.” E você? Recua nas suas
propostas para garantir o fechamento? Pense sobre isto, ponha em
prática e veja suas vendas aumentarem. Mas não se esqueça de ter margem
para recuar! Abraços e boas vendas!
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