Existem várias maneiras de se vender, mas quando se diz que o ser
humano já nasce vendedor, estamos falando de venda relacional.
Certamente você já fez alguma venda relacional. Este tipo de venda
ocorre quando o profissional (vendedor) empresta a sua credibilidade ao
produto para que a venda seja realizada. Em geral este tipo de venda
ocorre no nosso circulo de amizades ou relacionamentos, também conhecido
como network. Com o fenômeno das redes sociais (Orkut, Myspace, Twitter
e Facebook) fica mais claro o poder de alcance que você tem entre as
pessoas que conhece. Quantos contatos de MSN você tem? Quantos amigos no
Orkut? Quantos seguidores no Twitter? Quantos conhecidos na faculdade?
Quantos amigos no bairro? Quantos amigos na religião que freqüenta?
Quantos antigos colegas de trabalho? Quantos companheiros de esporte?
Evidentemente que alguns destes contatos freqüentarão duas ou mais
listas, e eles serão uma boa referência quando já tiverem comprado de
você.
Quando se oferece um produto a um amigo temos mais
credibilidade, temos liberdade para tocar no assunto quantas vezes for
necessário (tome cuidado para não ser insistente demais). Podemos vender
fora do horário comercial. Muitas vezes vendemos sem que a pessoa
perceba que está comprando.
Este tipo de venda exige do profissional
uma atenção especial. Em primeiro lugar é preciso ter credibilidade
junto às pessoas a que se oferece o produto. Caso haja dúvida sobre a
credibilidade do produto, não arrisque perder uma amizade. Se seu
cliente ficar insatisfeito, certamente contará a outros amigos, dele e
seus também. Em terceiro lugar lembre-se que o pós-venda será eterno,
sempre que o amigo lhe ver poderá fazer uma nova compra como também
indicar parentes e amigos, ou fazer uma reclamação.
Alguns
vendedores bem sucedidos, trabalham sua venda relacional em paralelo com
a venda tradicional e aumentam seu resultado. Neste ponto temos um
benefício duplo, onde os amigos transformam-se em clientes e os clientes
transformam-se em amigos. Para transformar um cliente em amigo é
necessário que a venda seja mais atenciosa com várias perguntas abertas,
deixando espaço para que o cliente fale sobre sua vida. Agindo assim
você descobrirá que tem afinidades com o cliente, como torcer pelo mesmo
time de futebol, e convidá-lo a assistir uma partida. Talvez o cliente
comente freqüentar o clube X da cidade, o mesmo que você freqüenta, e da
próxima vez você procure por ele. Desta forma você estará inserindo o
cliente em sua vida particular e transformando ele em amigo.
Algumas
empresas utilizam apenas a venda relacional como forma de distribuir
seus produtos no mercado. Temos casos bem sucedidos como Avon e Natura e
tantos outros de vendas por catálogo ou marketing de rede. Não por
acaso algumas pessoas encaram a venda relacional como uma segunda
atividade, paralelo a um trabalho que já tenham, mesmo que não seja com
vendas.
Num primeiro momento pode-se achar que este tipo de venda
atende somente negócios B2C (Business to Consumer) de empresas para
consumidores, ou seja, produtos voltados ao consumidor final. Mas
lembre-se: consumidores finais trabalham em empresas que compram de
outras empresas, então fique de olhos abertos a todas as oportunidades.
Agora que você já sabe o que é venda relacional tenho uma pergunta para
você: Todos os seus conhecidos sabem o que você vende? Se você ficou em
dúvida capriche nos cartões e vá rever seus conhecidos. Obs. Se você
ficou tentado a mandar um e-mail a todos os seus contatos dizendo o que
vende, lembre-se: um amigo não manda spam!
Abraços e boas vendas!
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