
Neste drama vemos a estória de um jovem com talentos matemáticos, convidado a entrar num grupo onde todos são como ele, e utilizam suas habilidades para ganhar dinheiro no jogo. Todos liderados por um brilhante professor que domina a técnica e ensina ao grupo. Ben Campbell (Jim Sturgess) trabalha numa loja de roupas masculinas e é ele quem faz a única cena de venda do filme. Aliás, um belo exemplo do que não se deve fazer em vendas. Assim que inicia o atendimento, Ben pergunta pelo artigo que a cliente procura, ela menciona uma gravata, ele diz o preço e antes que ela possa manifestar qualquer reação ele oferece 15% de desconto e mais 10% que ele pode oferecer como gerente. Começa a falar sobre as características técnicas da gravata e conclui dizendo que todas aquelas características significam que o tecido é impermeável.
O que há de errado nesta venda?
1 - Ben não fez um levantamento prévio da necessidade da cliente. A gravata poderia ser para um evento mais sério, talvez descontraído. Qual seria a cor do paletó a ser usado com a gravata? A cor da camisa? Seria um presente? Estas perguntas iriam lhe ajudar a oferecer a melhor gravata para a situação e talvez até fazer vendas relacionadas.
2 - Com medo de perder a venda pelo preço, Ben oferece desconto assim que menciona o preço. Após mencionar o preço, observe a reação do cliente. Caso ele questione, ofereça o desconto. Ou deixe para usa-lo no momento de convencer o cliente do fechamento. Ben poderia ter dito que caso ela comprasse junto um cinto, ele poderia oferecer o desconto. Venderia mais e a cliente sairia satisfeita.
3 - Ben vende carcterísticas do produto. Lembre-se: como profissional, você deve conhecer as carcterísticas, mas o cliente não tem obrigação de entendê-las. Venda benefícios, simplifique a linguagem e os termos para que o cliente possa compreendê-lo melhor.
O filme segue numa estória real emocionante. Um bom filme para que quer aprender sobre correr riscos, e riscos calculados. A importância do treinamento e domínio de técnicas para ser bem sucedido. Mostra claramente que uns ganham por sorte e outros por preparo.
E você, comete os erros do Ben? A partir de agora não tem mais motivos para errar. Assista o filme e perceba que é melhor estar preparado do que contar com a sorte. Invista no seu aperfeiçoamento, venda melhor e quem sabe dentro de pouco tempo você estará "Quebrando a banca." Abraços e boas vendas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário